Sobre a Orientação

A Coordenação do Programa deverá divulgar em cada período letivo a lista de docentes do Programa com disponibilidade de orientação. Os candidatos selecionados serão inicialmente orientados pela Coordenação ou por um orientador provisório indicado pelo Colegiado.
O orientador provisório terá as seguintes atribuições:

  • Indicar as disciplinas a serem cursadas pelo aluno e esclarecê-lo no que for necessário para que o mesmo possa contribuir na escolha;
  • Propor, quando for o caso e ouvido pelo aluno, plano de estudos iniciais para efeitos de complementar sua formação.

Dentro do prazo máximo de um ano como aluno regular, este terá, respeitado seu direito de escolha, um orientador definitivo designado pela Coordenação. Caberá ao orientador definitivo, ouvido o candidato, submeter à Coordenação o programa de estudos, incluindo o elenco de disciplinas específicas e o tema preliminar da Dissertação do candidato. O projeto de Dissertação deverá ser apresentado no prazo máximo de dezoito (18) meses a partir do ingresso do candidato no Programa como aluno regular.

A mudança de orientador poderá ser solicitada à Coordenação tanto pelo aluno como pelo orientador, devendo a nova escolha ser aprovada pelo Colegiado.

As orientações de dissertações serão atribuídas pela CPM de modo a assegurar boa distribuição entre os docentes orientadores, levando em conta a disponibilidade dos mesmos e a preferência dos alunos.