Sobre a Integralização

A integralização dos estudos necessários será expressa em unidade de crédito, que corresponderão a 15 (quinze) horas de atividades programadas, compreendendo aulas, seminários, estudos individuais e defesa de dissertação. O número mínimo de créditos em disciplinas necessário à integralização do Programa, será de trinta (30).

A integralização será feita no prazo máximo de dois anos contados a partir da data da matrícula. Os alunos que não cumprirem o prazo determinado poderão ser desligados do Programa, tal decisão caberá a Coordenação do Programa. Porém aluno que não tenha usufruído bolsa de estudo no transcorrer do curso poderá ter o seu prazo para conclusão do Curso, aumentado em mais um período letivo.

O aproveitamento de cada disciplina será avaliado de acordo com critério do docente responsável pela disciplina que o expressará segundo os seguintes níveis de avaliação:

  • AExcelente, com direito a crédito ( de 10 a 9,5);
  • BMuito Bom, com direito a crédito ( de 9,4 a 8,5);
  • CBom, com direito a crédito ( de 8,4 a 7,5);
  • DRegular, com direito a crédito ( de 7,4 a 7,0);
  • EInsuficiente, sem direito a crédito ( menos de 7,0);
  • IIncompleto, atribuído ao aluno que deixa de completar, por motivo justificado, uma parcela do total de trabalhos ou prova exigidos, e que deverá ser transformado em conceito A, B, C, D ou E dentro do prazo pré-estabelecido pela Coordenação do Programa para cada caso.

O aluno que não freqüentar no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) das atividades de cada disciplina não fará jus à contagem dos créditos respectivos para efeito de integralização sendo atribuído o conceito E.

O trancamento de matrícula no curso pode ser aprovado pelo Colegiado do Programa a qualquer momento, por motivo que impeça o aluno de freqüentar o curso, mediante justificativa do requerente e ouvido o orientador. O trancamento será contado a partir da data de sua solicitação, não podendo ultrapassar a data da próxima renovação de matrícula. Excepcionalmente, se o aluno estiver cursando disciplina(s) cujos créditos são necessários para a integralização dos créditos em disciplinas, a data de início de trancamento será considerada como a do início das correspondentes atividades letivas e neste caso, se alguma outra atividade exigida tiver sido realizada no período, seu resultado não será afetado pelo trancamento.