Exames

1 - Sobre o Exame de Qualificação

O Exame de Qualificação será obrigatório para todos os alunos regulares e tem como objetivo avaliar os conhecimentos obtidos nas seguintes disciplinas: Análise no Rn, Análise Complexa, Geometria Diferencial e Estruturas Algébricas.

O Exame de Qualificação constará de duas etapas: na primeira etapa, realizada no início do segundo semestre letivo, o aluno submeter-se-á a um exame escrito relativos às disciplinas Análise no Rn e Análise Complexa; na segunda etapa, realizada no início do terceiro semestre letivo, o aluno submeter-se-á a um exame escrito relativo as disciplinas Geometria Diferencial e Estruturas Algébricas.

O aluno terá um prazo máximo de dois (02) anos, após sua matricula como aluno regular, sem contar com o tempo de trancamento, para obter aprovação em todas as disciplinas que fazem parte do Exame de Qualificação.

O aluno que não obtiver êxito no Exame de Qualificação terá direito somente a uma nova oportunidade, no prazo de três (03) meses após a segunda etapa do Exame.

O Exame de Qualificação será efetuado por uma comissão examinadora composta por três (03) professores vinculados ao corpo docente do Programa, designada pela Coordenação do programa.

2 - Sobre o Exame de Proficiência em Língua Estrangeira

A língua inglesa será considerada como obrigatória para satisfazer à exigência de língua estrangeira para alunos cuja língua materna não seja o Inglês. Quando a língua materna for o Inglês, o aluno submeter-se-á a um exame de língua Portuguesa.

Os Exames de Proficiência em Língua Estrangeira serão efetuados por um professor vinculado ao corpo docente do Programa, designada pela Coordenação ou por um professor designado pelo Departamento de Letras da UFMA, solicitado pela Coordenação do Programa e serão aplicados em datas estabelecidas de acordo com a necessidade do aluno e com o calendário escolar.

O prazo para o cumprimento da exigência da língua estrangeira não poderá exceder a do término do terceiro semestre letivo no Programa e os resultados constarão do histórico acadêmico do aluno.